O que é restauração Frame-Off?
A restauração full “frame-off” é um processo altamente meticuloso e completo, onde separamos desmontamos toda a “carroceria” (peças da lataria) da Defender até chegarmos ao chassi, assim como removemos o powertrain (motor, transferência e câmbio), suspensão, eixos, deixando o chassi “cru”, permitindo, assim, uma intervenção detalhada em cada aspecto do veículo. Este método é considerado um dos mais rigorosos e aprofundados no campo da restauração automotiva, buscando não apenas recuperar a estética original, mas também restaurar a integridade estrutural e mecânica do veículo. Detalhamos a seguir as etapas desse processo:
1. Desmontagem Completa do Veículo
A primeira fase envolve a desmontagem total do veículo. Cada componente, desde o menor parafuso até as peças mais complexas, é removido cuidadosamente. A carroceria, seguida dos componentes mecânicos, são separados do chassi, transformando a Defender num conjunto de milhares de peças individuais. Este processo é essencial para garantir que nenhuma parte do veículo seja negligenciada. Além disso, permite que a equipe de restauração faça uma avaliação precisa das condições do veículo, identificando ferrugem, danos estruturais e desgastes mecânicos.
2. Avaliação e Catalogação das Peças
Cada peça removida é cuidadosamente inspecionada, catalogada e fotografada. Esse inventário detalhado é crucial para o sucesso da restauração, pois garante que todas as peças sejam restauradas, substituídas ou recriadas conforme necessário. Além disso, a organização e condicionamento apropriado das peças facilita o processo de remontagem, garantindo que nenhum item seja esquecido ou perdido ao longo do processo.
3. Restauração e Reforço do Chassi
Com o chassi separado da carroceria, ele passa por um processo de inspeção minuciosa. Danos causados por ferrugem, trincas ou deformações são corrigidos, e em alguns casos, partes do chassi podem ser substituídas. O chassi é então submetido a decapagem total, removendo toda a ferrugem e impurezas. Caso, após o processo de decapagem, se constatem mais pontos de oxidação, esses são devidamente endereçados. Após, o chassi é submetido a limpeza para remoção completa das impurezas e substâncias químicas utilizadas na decapagem. Por fim, o chassi recebe um revestimento protetor, para garantir sua durabilidade e resistência à corrosão, e subsequentemente é novamente pintado.
4. Reparos Estruturais e Restauração da Carroceria
A carroceria é submetida a um processo igualmente rigoroso. Qualquer ferrugem ou dano estrutural é reparado com técnicas que podem incluir a substituição de painéis, mediante a soldagem de novas chapas/folhas metálicas e aplicação de técnicas de lanternagem (seja com seja sem a aplicação de calor) das superfícies. Uma vez que a carroceria esteja estruturalmente perfeita, ela passa por um processo de preparação e subsequente pintura. Este estágio não se limita apenas à estética, pois envolve diversas camadas de wash primer, primer, tinta e verniz, proporcionando uma proteção de longa duração e um acabamento impecável.
Após a decapagem, lanternagem e aplicação do wash primer e primer, realizamos a vedação das peças da lanternagem. Já com todas as peças prontas e seladas, partimos para a pintura e subsequente polimento.
Trabalhamos apenas com produtos da marca PPG, e realizamos todas as nossas pinturas em cabine pressurizada, utilizando pistolas de altíssima qualidade e sistema de ar-comprimido especialmente projetado para as necessidades de nossos projetos.
5. Reconstrução (ou substituição) do Motor, Transmissão e Câmbio
O powertrain é o conjunto de componentes que “empurra” os nossos projetos. Em uma restauração full frame-off, eles são tratados com a máxima atenção.
Em primeiro lugar, deve-se destacar a opção do cliente por um “swap” (substituição) do conjunto motor/câmbio. As opções mais famosas são: (i) motor 3.9L V8 (182hp) com câmbio automático que equipavam as Land Rover Discovery 1, e (ii) o kit LS3/6I80E (motor 6.2L V8 com 430hp, e câmbio automático de 6 marchas) que equipou o Corvette.
Caso a opção seja por manter o motor original, então ele é completamente desmontado e reconstruído, com a substituição da maior parte das peças internas por novas, sendo, em alguns casos, aproveitados os eixos, que passam por processo de retífica. Bielas, pistões, anéis, bronzinas de bielas, bronzinas de mancal, buchas, cabeçote completo, parafusos do cabeçote, retentores, kits de juntas superior e inferior, assim como todos os parciais do motor são substituídos por novos produzidos por Original Equipment Manufacturers (“OEM”), tais como MWM Maxion, KS Kolbenschmidt, Mahle, Bosch e Valeo.
A bomba injetora é desmontada, tendo sua carcaça decapada, repintada e todas as ferragens (porcas, arruelas, parafusos etc.) revestidas em cádmio. Na remontagem, todas as peças são inspecionadas e as danificadas são substituídas por novas da Bosch, para além do kit de juntas, selos e orings (igualmente da Bosch) que é sempre aplicado nas remontagens. Os bicos são sempre substituídos por novos da Bosch.
Já em relação às caixas de transferência e câmbio, após a desmontagem as carcaças são igualmente submetidas ao processo de decapagem e repintura, e as ferragens revestidas com cádmio. Os rolamentos são todos substituídos (trabalhamos apenas com Timken, Koyo, NTN e SKF – importados diretamente da Inglaterra / não aplicamos rolamentos fabricados na China), assim como o kit de juntas e retentores (da marca Corteco). Em relação à caixa de câmbio, os garfos são novamente embuchados, a bomba e filtro de óleo substituídos, assim como todos os rolamentos (inclusive os “agulha”) e anéis sincronizadores. Por fim, em relação à caixa de transferência, realizamos o embuchamento do bocal e retífica do pino.
Os cardãs são desmontados, decapados, repintados, são então submetidos ao realinhamento e balanceamento com instalação de novas cruzetas (da GKN).
6. Restauração Completa dos Diferenciais, Munhões, Cubos de Roda, Suspensão, Freios e Direção
Os eixos são completamente desmontados, sendo, em relação aos diferenciais, inspecionas as coroas, pinos e demais componentes, com consequente substituição daqueles danificados. Todos os rolamentos (Timken) e retentores (Corteco) são, da mesma forma, substituídos.
Em relação aos munhões, as taças são retificadas e revestidas com cromo duro, os kits superior e inferior são substituídos (rolamentos Timken), já os cubos de roda também recebem novos rolamentos (Timken, Koyo, NTN ou SKF), retentores (Corteco), juntas, espaçadores, etc. Os semi-eixos são inspecionados e substituídos quando necessário, assim como são aplicadas novas tulipas (OEM).
Na suspensão aplicamos kits de amortecedores e molas de alta performance (Fox, Bilstein, Terra Firma ou Old Man Meu), assim como oferecemos kit de suspensão a ar, que é aplicado conforme a escolha do cliente. Todas as buchas são substituídas por novas de poliuretano. Ponteiras e demais itens são igualmente substituídos por novos (OEM).
Em relação ao sistema de freios, fazemos a substituição de diversos itens, a exemplo do cilindro mestre e reservatório de fluido, válvula de freio, linha de freio, flexíveis, kit de restauração dos pistões das pinças de freio, discos e pastilhas. Trabalhamos apenas com linhas OEM (Ferodo e Delphi) ou de alta performance (CEIKA, L.O.F. e EBC).
Por fim, quanto ao sistema de direção, fazemos a substituição do amortecedor e buchas (Bilstein, Old Man Emu, Terra Firma ou Girling), dos terminais de direção (Lemforder ou Delphi), do reservatório de fluido, assim como desmontamos totalmente a caixa de direção para sua restauração, com a substituição de todos os rolamentos (inclusive os “agulha”), retentores e realização de cromo duro no eixo com subsequente retífica, sendo a carcaça da caixa decapada e repintada para subsequente remontagem com todas as ferragens revestidas em cádmio.
7. Redesenho e Restauração (ou substituição) do Sistema Elétrico
O sistema elétrico do veículo, por vezes, acaba se mostrando desgastado e/ou obsoleto, o que leva à necessidade de sua completa desmontagem, limpeza, correção dos danos, elaboração de novos chicotes e reconstrução de todos os isolamentos com conduítes, malhas náuticas, tubos termo retráteis e fitas de lona.
Em alguns casos mais extremos, isso pode envolver a substituição de todos os chicotes e até a construção de um porta relês/fusíveis redesenhado para as novas funcionalidades do veículo.
Todos os fusíveis e comandos são substituídos por novos (Lucas Part).
8. Restauração do Interior
A restauração do interior é um processo artístico a parte, que inclui a utilização de matérias da mais alta qualidade, tais como tecidos e couros importados, madeira teca, acabamentos em inox e alumínio etc.
Há diversas opções de materiais, marcas e cores, sejam nacionais ou importados, o cliente pode definir tudo, desde os instrumentos do painel (Smiths, VDO ou Cronomac), o material de revestimento de todos os bancos, forros de portas e teto, cubby box, peças do painel e demais acabamentos internos, à customização do assoalho com tecido, madeira teca ou na lata. Todos os parafusos, porcas e arruelas internas são substituídas por novas em aço inoxidável.
As nossas Defenders contam com sistema de som importado de alta fidelidade sonora, em nossa curadoria oferecemos uma diversidade de equipamentos que entendemos serem adequados aos nossos projetos (Hertz, Infinity Harman, Boose, Alpine, Kenwood e Bose). Toda a fiação aplicada é 100% de cobre com conectores especiais.
Em relação ao painel central, há desde as opções mais clássicas até a instalação das modernas centrais multimídia com câmeras de ré acopladas.
Por fim, também oferecemos diferentes modelos de cubby box personalizados, inclusive com opções de ar-condicionado embutido para a segunda fileira de bancos e tomadas USB de energia.
9. Remontagem e Ajustes Finais
Com todas as partes restauradas e peças importadas já em mãos, iniciamos a remontagem do veículo. Iniciamos pela reinstalação dos eixos, montagem da suspensão, linha e sistema de freios, motor, caixas de câmbio e transferência, cardãs etc., até que toda a parte mecânica esteja pronta sob o chassi.
Após, iniciamos a montagem da carroceria pelo painel corta-fogo, caçamba, assoalhos, colunas, painéis, quadro de parabrisas, teto, paralamas dianteiros, quadro do radiador, capo, acabamentos, borrachas e vidros. Durante a montagem também são reinstalados todos os chicotes do veículo, agora já restaurados ou reconstruídos para atender às especificidades de cada projeto.
Além disso, durante a reinstalação todos os sistemas mecânicos e elétricos são testados para garantir sua plena funcionalidade.
10. Testes de Rodagem e Inspeção Final
Uma vez que os trabalhos de remontagem estão concluídos, o veículo passa por 5 dias seguidos de testes de rodagem com quilometragens e terrenos distintos, onde é possível testar na prática o desempenho e ajuste do powertrain, assim como endereçar eventuais rangidos, vazamentos, infiltrações ou questões elétricas. Após esses testes, os ajustes finais são implementados para garantir que o veículo esteja em perfeitas condições de uso.
11. Detalhamento Final e Entrega
O último estágio do processo de restauração consiste em limpeza detalhada, assim como polimento e vitrificação da pintura, visando garantir que o veículo esteja impecável, pronto para ser exibido em eventos ou para uso pessoal.